Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
NOV
28

Plano de Qualificação 2025: mais de 70 cursos realizados, 2.300 horas de formação e 1.300 alunos qualificados

Sexta, 28/11/2025
A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), encerra 2025 celebrando um produtivo da qualificação profissional no município. Foram mais de 70 cursos realizados, alcançando 1.300 alunos, com formações distribuídas em diferentes áreas e somando mais de 2.300 horas de capacitação ao longo do ano.

A diversidade da oferta e áreas atendidas em 2025 também foi um resultado relevante, as formações contemplaram um conjunto amplo de 15 áreas estratégicas para o desenvolvimento do município, entre elas: agronegócio, tecnologia e inclusão digital, saúde e beleza, gastronomia e confeitaria, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, liderança, elétrica, língua estrangeira, vendas, transporte e logística, administração e finanças, marketing e rotinas empresariais – incluindo temas fiscais como Sped Fiscal. Essa diversidade permitiu atender desde jovens em busca de inserção no mercado até empreendedores consolidados, trabalhadores em atualização profissional e setores específicos da indústria, comércio, serviços e agro.

O fortalecimento das ações de 2025 só foi possível graças à construção de 20 parcerias estratégicas, que trouxeram qualidade técnica, infraestrutura, instrutores especializados e apoio institucional às capacitações. Foram parceiros da SEDEMA ao longo do ano: Sebrae, Senai, Senac, Sest Senat, Senar, Sindicato Rural, Soldamaq, Chapasul Ferro e Aço, Secretaria de Assistência Social, Centro Socioeducativo, Darci Borgel, Conveniência Paraná, Associação Comercial e Empresarial, UFMS, Fachasul/Anhanguera, IACO Agrícola, CTG (Centro de Tradições Gaúchas), Fabiani Armazéns Gerais, Casa de Mentoria e Emacs (Empresa Armazenadora de Chapadão do Sul). A articulação entre instituições públicas, entidades empresariais e empresas privadas garantiu a expansão da oferta de cursos e a chegada de formações altamente demandadas pela população.

Com mais de 1.300 pessoas alcançadas, os cursos contribuíram para ampliar competências técnicas, fortalecer a empregabilidade, impulsionar negócios locais, apoiar a inovação no município, atender setores estratégicos como agronegócio, comércio, logística, serviços e indústria, além de promover inclusão produtiva e desenvolvimento social. O conjunto das ações reforça a importância da qualificação profissional como ferramenta de transformação na vida dos participantes e como motor de desenvolvimento para Chapadão do Sul.

Encerrar o ano com mais de 70 cursos, 1.300 alunos e 20 parcerias consolidadas é a expectativa de um futuro melhor para Chapadão do Sul — e representa apenas o início de um ciclo ainda maior.

A SEDEMA segue comprometida com a ampliação das ofertas, a modernização das ações e a construção de novas oportunidades para 2026, fortalecendo o ecossistema de empreendedorismo, formação profissional e desenvolvimento econômico do município.